domingo, 26 de abril de 2009

Bunaken, o paraíso final

Do mar para a terra onde nos esperava um pequeno almoço “dos bons” (ai saudades de pão, iogurte e cereais), uma viagem em carrinha de caixa aberta com os locals até à vila mais próxima e dessa vila um bus até Manado.
Tínhamos 3 dias pela frente antes do vôo e nem penar passá-los no caos urbanístico de Manado. Foi chegar e apanhar logo um barco para o Parque Nacional de Bunaken, uma ilha off-shore Manado a apenas uma hora de barco. Este parque nacional é reconhecido a nível mundial pela qualidade do mergulho que oferece. E não enganou, foram 3 mergulhaços no azul ao longo de paredes verticais de coral sem fundo à vista ao sabor de uma leve corrente que faziam com que os mergulhos fossem feitos sem qualquer esforço e logo duravam 90 minutos (e sem fato...). Para além da elevada diversidade de coral e as constantes paredes densas de peixinhos de coral às cores num fundo azul, vimos passar tubarões de pontas brancas, tartarugas, barracudas, atuns, lírios, giant trevallis, napoleões e já no final do último mergulho passeava-se entre os corais a minha companhia da viagem a cobra marinha... Já só me faltava vê-la no seu habitat natural...

Queriam ver fotos disto tudo????? Também eu... Mas nesta altura já tinha chegado à conclusão que tirar fotos no azul com a minha máquina era uma perca de tempo e estava apenas a correr o risco de perder pormenores do mergulho. Por outro lado, nesta altura a máquina já ficava quase sempre esquecida, já que o meu dia-a-dia começava a ser repetitivo: selva, ilhas, mergulho, primatas, outra vez mergulho e depois selva, ahhh...


E com esta rotina chata chego ao fim deste loop na viagem da minha vida. Não me vou alargar em conclusões lamechas, até porque esta é apenas o final de uma etapa de uma viagem/aventura que se prevê mais longa. Quero apenas deixar aqui registado que hoje (numa das 16 passagens por aeroportos), ao passar o filme da viagem na minha cabeça, chego à conclusão que ela correu bastante melhor do que as expectativas que eu tinha criado inicialmente. E eu, quando anseio algo e fico a matutar nisso durante muito tempo, crio sempre expectativas demasiado altas quase sempre difíceis de satisfazer... Estou também orgulhoso pelo facto de ter começado e não ter desistido de escrever umas (por vezes muitas) linhas neste espaço para quem quisesse viajar comigo. Ainda que apenas uma só pessoa tenha acompanhado a viagem por inteiro, já valeu a pena. E as essa(s) pessoa(s) peço desculpas por introduzir a informação em blocos gigantes de mês a mês, mas isto de escrever, seleccionar e reduzir tamanhos de fotos dá uma trabalheira... Até jazz...

4 comentários:

  1. Parabens es o Maior!! O teu sobrinho vai amar ouvir a tuas historias... Se um dia ele quiser fazer o mesmo eu vou atras... Tudo de Bom e mais o vez és o maior

    ResponderEliminar
  2. >Em fim, sei que ansiavas muito esta viagem, e chegaste a fazer ,hoje em dia todos sonhamos e poucas vezes fazemos...
    Parabens , muitos parabens, esta experiencia fica para ti e para todos os que gostam de voce, mas poucas vezes na vida podes dizer "eu consegui!"
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Terminada essa primeira aventura cá te esperamos (embora a uns 5000 km de distância) neste grande país/continente. Acredito que provavelmente ainda nos encontraremos por estas terras!

    Grande abraço,

    David Abecasis

    ResponderEliminar