domingo, 26 de abril de 2009

Tana Toraja

Diz a lenda que aqui se fixaram os primeiros colonos vindos por mar da Indochina. Como celebração desse momento de génese de uma cultura em terras distantes e montanhosas, resolveram construir as suas casas de forma a que se lembrassem da sua origem, a sua raiz marítima; Resolveram assim, construi-las em forma de barco! Reza também a história que no caso de uma monção mais agressiva, uma cheia ou um diluvio, as casas sempre flutuariam porque são barcos! Nos campos de Tana Toraja, no meio de montes e vales transbordantes de vegetação, temos encaixadas na paisagem séries de pequenas aldeias com as suas casinhas, umas maiores que outras representando a importância e o destaque do mamífero que a habita! O efeito de conjunto é fabuloso, especialmente visto ao longe, parecem pequenas frotas de barcos de papel a flutuar sobre o verde.

Existem aqui 3 grupos religiosos : Muçulmanos , Cristãos e Animistas . Estes últimos são os representantes da cultura ancestral deste lugar (pagãos, hereges malditos!), ainda hoje realizando rituais curiosos, fúnebres essencialmente, como o faziam à séculos atrás !

Muito resumidamente tudo acontece assim :

Morre alguém ! (esta parte é importante para começar qualquer funeral !)

... hoje em dia existe formol , antigamente mumificavam imediatamente o corpo de forma a conservá-lo por tempo indeterminado. Depois de morto injectam o formolzinho no cadáver e iniciam uma colecta de dinheiro, bens, comida e sobretudo búfalos, para fazer uma grande festa, uma grande celebração em honra ao morto, sendo que maior será a festa quanto maior for o estatuto do finado na aldeia, no clã, na região! Acontece que muitas vezes essas colectas levam vários anos a acontecer ... 6 , 10, 15 anos !

O nice disto é que, enquanto não acontece a tal celebração, os familiares têm de tratar o morto como se estivesse vivo! Têm de falar com ele, dar-lhe comidinha (que obviamente não come!), vesti-lo todos os dias, por aí fora. Quando finalmente têm as condições para fazer o funeral, organizam uma festa que dura 3 dias! Vestem as melhores roupas, sacrificam o maior numero de búfalos possível porque acreditam que para o “after life” dá algum jeito ter praí uns 40 búfalos... enfim , é um festival de luz e cor com direito a alto banho de sangue em praça pública !

No fim da festa o morto finalmente pode ir para junto dos familiares já mortos (normalmente um caixão comum para todos ... vimos vários a abarrotar de ossos!) ... um artista entretanto já acabou a escultura que representa o morto e será colocada ou numa varanda criada para efeito ou num nicho bem próximo de onde o morto irá ficar “arquivado”!

Existem vaŕias tipologias de túmulos :

As “baby graves” como o nome indica, são túmulos para bebés organizados em grandes troncos de árvores mortas ... vimos troncos que teriam uns 30 bebés “engavetados” ! Muita nice !

As “hanging graves” , para malta mais poderosa ! O conceito é , quanto mais poderosa é família, mais alto e inacessível terá de estar o caixão onde depositam todos os ossos da família! Vimos um que deveria ser o Ricky Martin lá do sitio ! Estava pendurado a uns 100 metros do chão numa limestone escarpada e cheia de vegetação que não lembra ao menino jesus ! Alta Classe !

As “ graves em grutas”, que mais não são do que grutas onde metem os caixões, caveiras e oferendas ! Estivemos numa gruta que tinha uma ligação em túnel a outra gruta em que só cabíamos de gatinhas ..tivemos de gatinhar durante uns 40 metros no meio de caveiras e ossadas!

Infelizmente não conseguimos assistir a nenhum cerimónia fúnebre ao vivo. Estas celebrações têm lugar normalmente em Julho e Agosto que é a época onde conseguem reunir mais pessoas. Ainda por cime tivemos “azar” porque era período de eleições nacionais, regionais, locais onde tudo pára! Por outro lado tivemos o privilegio de observar de perto as votações e a contagem de votos numa série de aldeias por onde passamos de moto, quando andavámos atrás dos principais “spots funerários” das vizinhanças de Rantepao! Em algumas, viemos a saber com direito a confusão porque o número de votos contados era superior ao numero de eleitores recenseados. Durante a viagem de mota tive a oportunidade de verificar como a carne é fraca, não com a argentina de 55 anos que nos acompanhava, mas com o Alcatrão Indonésio! Alto espalho de mota numa recta plana e com alguns buracos ... classe de mestria e falta de jeito em fundo de clorofila e campos de arroz !


Os dias que passamos nesta região foram poucos para sentir e absorver tamanha complexidade cultural, mas na globalidade estava visto e fazia falta rumar para Norte ... rumo Togian Islands ! Isto está a ser um espectáculo e pelo que sei (agora no fim da viagem) , ainda iria ser melhor ! O contacto com os locais é tramado de adjectivar e estou em tudo de acordo com o Dr. Ronaldo quando acima escreve sobre as pessoas ! Sim esqueçam a designação Filas, Leonardo, Filipe, Filó, Amorzinho, Passarinho, Bebé, Boca de Folho e outras coisas que lhe chamam ! Não ! - Ronaldo , que é um nome muito mais popular e que nos abre portas atrás de portas e é um quebra gelos aqui nestas terras estranhas, onde até no meio da aldeia mais enterrada no meio de grutas, campos de arroz e limestones, existe uma parabólica construída com caricas de Coca-Cola e Green Sands que lhes possibilita o visionamento dos jogos do nosso craque Cristiano Ronaldo pelo Manchester, pela Selecção... E como Leonardo é parecido com Ronaldo este é o novo nome do Flinsteiger aqui nesta zona. Dizia eu que velhos, velhas, homens, mulheres e crianças todos reagem com pura festa à nossa presença fazendo com que esta viagem deixe uma esteira de alegria e felicidade na memória! ... O Doc e eu a dançar break dance e a dança do Rascasso, temos feito um sucesso além-mar em festas, jantares, portos e lugares pouco recomendáveis !

Deixo-vos com desejo de saúde e sorte e passo o direito de antena ao nosso Mário Crespo que este texto arrisca já o perigo de salmonelas !

Sem comentários:

Enviar um comentário