quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sumatera, um início atribulado

A chegada a uma outra grande cidade, Padang, com apenas duas horas de sono e uma ressaca descomunal foi salva por uma família de Jakartanos que conheci no aeroporto. Deram-me boleia de carro até ao centro da cidade e, a meu pedido, deixaram-me no hostel mais barato que eles conheciam. Não sei se era o mais barato de Padang, mas sem dúvida o pior sítio que eu alguma vez dormi e localizado num bairro que nem todos os locais devem frequentar. Pelo menos essa foi a sensação com que fiquei no momento da chegada à noite. Ainda antes da família me abandonar ali perguntei: “Am I safe here?”, “I think yes, no problem”. No problem, no problem, mas achei melhor ir directo para a cama (ou o que aquilo era) antes das 8 da noite sem ir à procura de um sítio para comer. No dia seguinte, com os preconceitos que trazia na cabeça sobre a Indonésia e as suas gentes, tinha que fugir de cidades para me poder ambientar a uma nova realidade.

Refugiei-me na natureza e no sossego de um lago vulcânico (Maninjau) a três horas de Padang. O sítio ideal para lamber as feridas mal curadas que trazia da Tailândia e esperar a chegada dum tuga que vive actualmente entre Padang e as ilhas Mentawai. A água doce do lago a um temperatura de 24º C e o parco arsenal de recursos clínicos que trazia para combater as feridas em tão isolado sítio, resultaram em infecções desagradáveis à vista. Ao fim de 3 dias, uma retirada estratégica com 38.5 ºC de febre foi mandatária para o hospital de Bukittinggi, a duas horas e infinitas curvas dali. Aqui tirei uns dias para descansar e foi quando finalmente tive tempo e paciência para escrever sobre o tempo que passei na Tailândia. Um início de Indonésia atribulado....

2 comentários:

  1. LINDAS imagens mano..
    Mas cuida-te...

    No dia 29 vou tentar estar no Algarve para estar contigo...

    Quero ouvir a tua voz e sentir o teu olhar a contar-me isso tudo.

    ResponderEliminar
  2. Cabrón,

    e vocês que gozavam com os meus "kits" de primeiros socorros!

    Põe-te fino e juizinho!!!

    Forte abraço de los 4 magníficos del Peral!

    ResponderEliminar