quinta-feira, 9 de julho de 2009

Portugal, a period of transition... (queriam ler Austrália, mas levam primeiro com Portugal e lamechices)


Da Indonésia, e logo a meio caminho de Down Under, fazia todo o sentido continuar a viagem rumo a Sul, afinal estava mesmo ali em baixo. Pouparia umas dezenas de horas em aviões e aeroportos (arghhhhhh...), consequentemente umas centenas de euros, teria a adaptação ao diferencial horário já muito avançada, mas acima de tudo ia à boleia do espírito viajante, tão entranhado que estava na altura (aqui entre nós, confesso que me apetecia continuar a viagem). No entanto, uma escala em Portugal era mandatária para concluir o longo processo burocrático do visto para a Austrália. E olha para mim, triste por ter que fazer uma escala num país que tão bem conheço e adoro, ainda por cima em pleno início de Verão e ter que passar bons momentos com a grande família. Tinha aqui a oportunidade de revisitar sítios e pessoas que gosto e de poder dizer um “até já” à altura antes de partir, já que não tinha sido possível antes. O grande risco que corria era o de começar a enraizar e de se tornar difícil dizer o “até já”.


Durante os dois meses em Portugal parecia um turista estrangeiro a absorver todos os sítios por onde passei (podia inventar uma letra para uma música pimba sobre emigrantes...). Temos um tão rico património num tão pequeno pais, como em poucos sítios por onde já passei. Não quero com isto dizer que não se deva ir lá fora (que moral tenho eu para dizer isso), nem que seja para dar mais valor ao que temos em casa.
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina por exemplo, poucos serão os sítios no mundo com um tão bem conseguido conjunto de praias, falésias, clima e gastronomia.
Um outro exemplo, o Parque Natural da Serra Peneda-Gerês. Muitos sonham em visitar a Nova Zelândia por causa das suas paisagens naturais, mas nunca foram ou pouco conhecem o interior deste parque. Não quero fazer comparações directas, até porque AINDA não conheço a NZ (mas num futuro próximo dedicarei uma secção à NZ, mhuhuaaahaahaa), mas faço um apelo aqueles que gostam e respeitam sítios destes – VÃO AO GERÊS, VÃO MESMO!!!!!!!

Mesmo para os que não são atraídos por paisagens naturais verdejantes ou por cascatas e lagoas de água cristalina, tem a oportunidade única de passar por aldeias onde já só restam os anciãos, cheios de histórias para contar, de ir à conversa com pastores na sua caminha diária para controlar a difícil convivência com os lobos. A vantagem é que estas tribos falam a nossa língua (com “ligeiro” sotaque) e têm uma excelente gastronomia, não é preciso comer toupeiras ou larvas de formiga para se sentirem integrados. Tudo isto vai desaparecer em breve e vão restar apenas aldeias desertas com casas de estrangeiros adaptadas ou casas de turismo rural. Isto são apenas dois exemplos, podia estender-me aqui com textos sobre as margens do Guadiana, as ilhas barreira da Ria Formosa, das conversas com os sargaceiros nas praias do norte durante a quase extinta actividade tradicional de apanha de algas, das paisagens exuberantes das ilhas da Madeira e dos Açores.

Finalmente, o poder estar novamente com (quase) todos vocês foi para mim algo especial. Amo verdadeiramente a minha grande família e se nunca saí antes de Portugal deve-se maioritariamente a vocês, mas pronto agora já estava um bocado farto de vocês e teve que ser... Ficam para breve as primeiras impressões da Aussielandia e em particular de Townsville. O que posso dizer para já é que é maior do que esperava, tem um douwntown muito Boulevard e passei o meu primeiro dia a visitar lojas de colchões e camas, para poder começar a ocupar o meu espaço.

10 comentários:

  1. my friend, 2 anos ai passa nun instante! Experimenta 8 na holanda e vais ver o que e doer!!! Nem o Dino Meira te safa :)

    ResponderEliminar
  2. O pessoal também estava ansioso por te ver pelas costas! Que outra razão haveria para ir tanta gente à tua festa e ter sido seguramente a melhor festa que o Farol alguma vez assistiu... até me atreviria a dizer... Faro!
    Dá uns belos mergulhos por mim por terras Aussie!

    ResponderEliminar
  3. Meu cão!!!
    Aposto que já tinhas esta na manga p'ra nos atirares areia p'rós olhos!
    Ao menos responde aos mails, pórque! :-)

    Bom, agora vou ler o raio do post... lol

    Fiquem bem e até jazz,

    Jonas

    ps - espreitem o blog da Sílvia:
    http://atelierdofeltro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Moss ! tem majé cuidado com a carne que comes aí ! sabes bem o que faz à qualidade desses gases da morte !

    ResponderEliminar
  5. Filas, amigo, estarás para sempre no nosso coração, a tua festa deixou impressões indeléveis (nos nossos fígados), e estamos ávidos das tuas notícias dos antípodas (a sério, todos os dias clico na merda do link).
    Agora vai xonar, que por aí ja deve ser tarde!

    ResponderEliminar
  6. x-Files my friend, dois anos passam tão rápido que vais adiar o regresso por mais sete ou oito.
    Não te esqueças da malta,continua a mandar notícias.
    Abraço
    Robert

    ResponderEliminar
  7. Bem um gajo anda aqui a ler as aventuras de um brother e apanha com gajos a vender cenas...foónix, no blog dos amigos...é que é com cada camandro :)

    ResponderEliminar
  8. Aventura e desventuras... ;-) meu amigo Madeiro-Venezuelano... de Jesus! lol

    agora como deve de ser.

    los 4 magníficos del Peral!

    fiquem bem e até jazz

    e outra vez...:
    http://atelierdofeltro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. É verdade, 2 anos passam num instante. Mas sabes, às vezes há pessoas que vão estudar pra um lugar só por 3 anos e já lá estão há 17, hehehe! A vida é assim Serafim e o mais importante é ser feliz, seja lá aonde for! Afinal, nessa vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador...(um clássico da minha terra). Vê lá se não segues o meu exemplo e volta pra tua terra, pá ;-)Mas enquanto aí estiveres curte ao máximo e actualiza o blog!Bjokas já com saudades!!

    ResponderEliminar
  10. E aí José Filas?? Já vai fazer 2 semanas que estás aí na terra dos cangurus, não rola uma actualização deste blog?? Tô curiosa...Bjufas

    ResponderEliminar