quarta-feira, 11 de março de 2009

Chiang Mai

Chiang Mai, a capital do norte da Tailândia, base para se realizarem imensas ofertas turísticas que as montanhas têm para oferecer. Trekkings de 1 a 3 dias com pernoita em vilas locais, incluíam passeios de elefante pela selva, visitas às “long neck villages”, aquelas mulheres cheias de colares no seu comprido pescoço. Algumas empresas vendiam percursos por onde nenhuma outra empresa andava, i.e. garantiam que não nos cruzaríamos com outros turistas. Só por aqui dava para ter uma ideia do buzzy que iria ser qualquer uma das opções, Tirei o primeiro dia para descansar e absorver toda a informação turística e pensar no que fazer nos pouco mais de 10 dias que tinha pela minha frente nas montanhas. Estava na Tailândia, logo tudo estava à minha mercê, só tinha que descer as escadas da pensão e escolher qualquer uma das ofertas que me parecesse a melhor... Mas again, não gosto disso. Por outro lado é a época seca e a montanha estava longe do verde luxuriante com quedas de água abundantes. As vilas das mulheres com pescoços compridos ou das com orelhas gigantes parecia-me uma actividade demasiado circense. Para ires independente pagas à entrada da vila e depois podes pousar ao lado delas e tirar fotos com sorrisos amarelos. Estas tribos já só vivem disso, deixaram de realizar qualquer actividade tradicional para se dedicarem ao turismo. Algumas aldeias são até falsas, i.e. apareceram recentemente em pontos estratégicos do mapa turístico. O estar perto de animais de porte como os elefantes e tigres atraia-me, mas confesso que estar montado em cima de um elefante com outros turistas para dar uma volta ao bilhar grande.... Ok, ok, cai na tentação de poder estar perto de um tigre e poder mexer-lhe na barriga, mas tenho uma relação especial com grandes Felídeos... Mas sabem que mais no final fiquei com a sensação de que preferia pagar mais apenas pela baixa probabilidade de ver um tigre no seu ambiente e comportamento naturais.
Posto todos estes dados em cima da mesa, sugeri ao Lucas, um Alemão que conheci na viagem para Chiang Mai se me queria acompanhar numa viagem de mota num loop ao longo da fronteira com a Birmânia, segundo o Lonely Planet, uma “road less traveled”. A mota permitiria ter acesso a sítios mais remotos onde as ofertas turísticas poderiam ser mais autenticas e originais, pensava eu. Além do mais teríamos independência para seguir “off the tracked roads” e quem sabe conseguir chegar a vilas pouco visitadas. Alugamos cada um uma moto durante 8 dias para fazer um loop com cerca de 600 km. Mas antes de sairmos de Chiang Mai tínhamos que fazer uma incursão ao Night Market de Chiang Mai para provar as suas delícias. Era só escolher o mais apetitoso.

3 comentários:

  1. vê la tu, como estas??? a realizar um sonho homem!! olha so tu com esse tigre...
    ai mae,
    Boa... aproveita muito, faz-nos sonhar atraves de ti, faz-nos aventurar atraves da tua grande aventura.
    Um beijo doce e um abraço apertado e um BEm HAJA A TI

    ResponderEliminar
  2. não ficaste duentinho da barriga??
    Sabemos que não é de pedra, va lá! com certeza que te c... (pata abajo!!!) :-))))))))

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que vi um gatinho....Uau! Vi sim, e é um gatão, também queroooooooo!!

    ResponderEliminar