domingo, 8 de novembro de 2009

The Trekking

Quando o trabalho aperta e a responsabilidade desperta, menos tempo pra mim, menos actividades aqui, Olá, Olá... (esta musica publicitaria ao cornetto da Olá nunca me saiu da cabeça).
Pois assim é, responsabilidades profissionais e vida social mais activa começam a prender-me por aqui aos fins de semana. Este mês a única actividade digna de registar neste espaço (que vai começando a perder qualidades e por conseguinte popularidade e seguidores) foi um treking de 32km que atravessa uma ilha de norte a sul. O “Thorsborne Trail, classified as one of the top ten walks in the world!” ou “One of the World's Most Renowned Wilderness Walks”. Eu fui precavido para esta mania dos Australianos de darem um rating a tudo, até porque surpreendentemente as coisas deles são sempre uma das mais qualquer coisa se não a MAIS de todas. Mas neste caso posso dizer que fiquei impressionado... O que faz deste percurso único, é o facto de se caminhar por um conjunto tão diverso de paisagens. Passa-se por dentro da floresta tropical, sobe-se a picos de montanha, depois savana, pântano, mangal, atravessam-se rios dentro de agua, relaxa-se em lagoas de agua doce e salgada, cascatas, praias desertas e fazer rock climbing junto ao mar. Tudo isto numa ilha parque natural onde só deixam estar 40 humanos por dia, ou seja raramente nos cruzamos com alguém.





















O que torna o percurso ainda mais interessante e desafiante é o facto de requerer um planeamento cuidado para se poder estar completamente autónomo durante 4 dias no que a comida, e nesta altura do ano quase que também no que a água, diz respeito. Até o horário das marés também é importante ter em conta, já que se tem que atravessar alguns rios que só são aconselháveis atravessar durante a maré vazia. Duas razões: a primeira óbvia, evitar molhar completamente a roupa e mochila, a segunda ainda mais óbvia, se há um sítio onde os tão famosos crocodilos de agua salgada habitam em quantidade, esse sítio é aqui. Todos os crocs que são avistados a circular perto de zonas urbanas são recambiados para este parque natural. Isto faz com que os banhos de mar nestas praias desertas e paradisíacas tenham que ser muito curtos e os de rio então, só para aqueles que não agem crocwise. Mas mais uma vez não fui bafejado pela sorte no que a avistamentos destes senhores diz respeito.









Habitantes mais comuns e menos tímidos são os ratos locais (tipo marsupiais) que durante a noite fazem de tudo para chegar aonde está a comida. Comida dentro da tenda, significa acordar com a tenda e a mochila roídas e sem comida para o resto da caminhada. A solução engenhosa, passar um cabo entre duas árvores, onde se pendura a mochila. Mas é imperativo atravessar duas garrafas vazias pelo cabo, uma de cada lado da mochila, para que os ratos trapezistas rebolem nas mesmas antes de conseguirem chegar à mochila. vai ser um percurso a repetir antes de sair de Townsville. Aliás tudo aqui tem que ser feito duas vezes, antes e depois da época das chuvas.







De resto, nada muito de interessante para cativar a atenção do quem lê as minhas crónicas de down under, apenas coisas do quotidiano mas que pelo facto de não ter nada para fazer neste momento, levam com elas.
Já me dirijo para a porta do condutor de todas as vezes que quero entrar no carro (bem, uma ou outra vez o cérebro ainda me empura para a porta errada).
Uma pool party para comemorar vários aniversários.
Já estou a enjoar de mangas (se é que isso é possível). Ainda bem que existe um sem número de passarada e morcegos para dividir as mangas comigo. Só não gosto quando bicam as mangas uma vez e depois passam logo para outra manga.


Ainda faço algumas tentativas para apanhar o cinto de segurança do carro com a mão direita.
Fui a uma camping party para comemorar varios aniversários à volta duma fogueira.
Já começo a vestir a camisola por Townsville para representar a cidade no hóquei subaquático, com direito a troféu de melhor equipa do norte de Queensland (só são duas).
Mexican Party com autentican mexican food para comemorar outro aniversário.
Numa das noites que saí de casa descalço pisei um animal à porta e apanhei um cagaço daqueles. A sorte é que era um sapo verde, um simpático anfibio que dizem ter uma mucosa com propriedades antibióticas. Agora, digam-me qual será a probabilidade de na Austrália se pisar um animal com propriedades benéficas, ein, ein? Com o cagaço que apanhei fui contra a parede da casa e cai do tecto uma osga e o sapo acabadinho de ser pisado não se fez de rogado e mandou-se ao gecko. Hummm um manjar dos deuses. Foi o meu momento National Geographic do mês. A partir daí o sapo estava todas as noites à porta de casa, na tentativa de ser pisado mais vezes ou de apanhar mais osgas. Ainda pensei em adoptá-lo e alimentá-lo, mas as osgas também são minhas amigas, gosto de ve-las a papar insectos.
Como peixe dia sim dia sim, pois a última vez que fui ao reef apanhei dois peixes que juntos pesavam 30 kg e enchi o congelador (a foto foi tirada no modo macro).












Andei a apanhar toneladas de algas para fornecer às vacas Australianas como suplemento alimentar. A ideia é ver se as vacas reduzem a quantidade de bufas que libertam e por conseguinte a quantidade de metano libertado para a atmosfera. Stop climate change, agora só como carne de kanguru, enquanto as vacas não começarem a peidar menos.
Já não ligo o limpa vidros do carro sempre que quero pôr o pisca pisca.
Italian party para experimentar várias pizzas feitas por um Italiano que já foi cheff de um restaurante Italiano.
Ajudei uma familia Indonésia de Sumatra a sair da miséria depois do terramoto. Também podem ajudar se quiserem, com apenas 2 euros alimentam uma familia durante uma semana. Se quiserem ajudar posso dar-vos os detalhes.
Por fim, dizer que agora faço parte da tripulação dum velerio e vou passar a sair pelo menos todas as quartas feiras, mas essas novidades ficam para depois.

Love ya all mates

15 comentários:

  1. "que vai começando a perder qualidades e por conseguinte popularidade e seguidores"... Ganda cromo! Fica sabendo que ainda este fim de semana várias gaas boas perguntaram por ti (para além do buddy, mas esss foi ontem no ginásio e não conta).

    Pois gostei muito de saber do quotidiano do down under. Já alguém mme tinha perguntado como te estarias a dar com as rotundas ao contrário e a alavanca das velocidades, confesso que nem me tinha lembrado disso. E pronto, não resisto: DESDE QUANDO UM SAPO É UM RÉPTIL???
    Tem mas é pena da gente e poe umas fotos, que nós não nos portamos assim tão mal.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Flinsteiger : O nome sapo é uma designação genérica de anfíbios da ordem Anura, e em especial da família Bufonidae. No entanto, não sendo uma designação científica, aplica-se também a outras famílias. Por exemplo, o sapo-parteiro pertence à família Discoglossidae.

    Gosto de sapos ... mas prefiro santolas ( quando estão cheias são muito boas - nham nham ! )

    ResponderEliminar
  3. Fenix... Ainda nao estava pronto para ser lido... estava ainda em modo de teste. Mas nao desculpa a gafe do simpatico cocas...
    Pelo menos fiquei a saber que existem pessoas que vao visitar o blog mesmo quando nao informo que postei algo... Obrigado Goncas e Fuas

    ResponderEliminar
  4. Será que quando comer picanha vou lembra-me que estou a reduzir o metano na atomosfera?

    1 abraço.

    ResponderEliminar
  5. e já dizia o outro migra...esta vida é linda!!!
    Grandes paisagens, grande experiência.
    Mò, não abuses do crok...eles podem morder :)

    Aquele abraço
    Robert

    ResponderEliminar
  6. um grande abraço lindo!!!
    a propria rotina pode ser uma grande aventura!
    love you

    ResponderEliminar
  7. Vê lá se começas a comer umas algas de vez em quando . Não são só as vacas que libertam metano pra atmosfera !

    ResponderEliminar
  8. Já há indonésios com cartazes a dizer "FILAS"!
    A lenda espalha-se.
    Porque é que as algas reduzem o metano às vacas? Raio de país mais bizarro, onde as vacas comem algas e as rãs comem osgas. Haverá homens a comer homens?

    ResponderEliminar
  9. Aloha Filório...
    Que bem se está aí por baixo!
    Adorei as fotos e paisagens! Confesso que a Austrália nunca foi o país que mais me despertou a curiosidade mas com fotos e paisagens assim.... QUERO IR!!!
    Podes dar detalhes de como ajudar famílias vítimas do terramoto? Envia um mail para os teus contactos que tenho a certeza que TODOS os teus amigos gostariam de ajudar com tão pouco :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. O gajo !!!

    Não vais descalzo Tarzán!!!
    que na proxima vais pisar outra coisa...e poderá não ser venenoso....mas pode ser uma bosta de vaca comealgas!!!!
    e as fotos macro ao longe ficaram muito artisticas...mas vale a pena piblicar só para que vejamos que es um grande cazador .....a partir de agora ...vais ficar com o sobrenome de Tarzan da Fuzeta!!!!!...LOOOOL

    ResponderEliminar
  11. Boa!

    Gosto de cascatas que se chamem "Molengão"... não sei porquê, mas são-me familiares...! :-)

    Vê lá se em vez de ser a sorte a bafejar-te, é mesmo um croc....!

    Experimenta carvão activado para as vacas...! Com a merda das algas, vão ingerir muito sal, e ficam hipertensas! Depois é uma merda com os tratamentos para a hipertensão... lol Já para não falar no sabor do leite!...

    Vejo muita paisagem... mas gajas ké bom, NADA!!!!! Kómé móssss???? Bróchaste? Mau, mau mau!!!

    Quanto à questão do veleiro..... PÓRKE! PÓRKE! PÓRKE! PÓRKE! (se sobrar uma vaga para tripulante.........)

    I wonder porque é que o Nuno está preocupado com a questão da antropofagia.....??... E fiquei deveras espantado com os conhecimentos do Buddy em taxonomia!

    Forte abraço,

    João, por los 4 magníficos del Peral

    ResponderEliminar
  12. O sapinho tem uma cara muito simpática, devias seriamente considerar a hipótese de adopta-lo como amiguito de estimação! E não te preocupes pelas tuas amiguitas osgas, tenho a certeza que com umas sessões do Mestre de La Rose pões o Cocas a praticar yoga e seguir uma dieta Vegan a base de Seaweed!

    Adorei as fotos das paisagens e também gostei muito dos teus feitos e fotos do quotidiano australiano. Mais a minha predilecta dessas é a foto da equipa de hóquei, tás com um penteado a matar!! Mas ao menos estás enquadrado porque pelo que vejo os outros (os que têm cabelo, of course) também adoptaram o estilo choque eléctrico, lolololão!!!

    Tás muito bem servido, cabrón... e também estás com muito boa cara com uma cerveja na mão, ou seja lá o que vcs bebem aí! Tenho muitas saudades tuas, meu! Prontos, não é tanto assim, nada de lamechices ;-P

    Beijos aos milhares!

    ResponderEliminar
  13. Pois e ze filas, são as vacas a comer algas mas nos a comer castanhas...
    E o Saraiva no dia de S. Martinho lembrou-se de comer uma feijoadinha ao almoço também , coisa pouca! Lá vais ter que dar mais umas alguinhas as vaquinhas :)

    Gosto muito de ver as tuas fotos, mas e .... malucas??? Nada de t-shirt molhadas e coisas do gênero? só sapos verdes e peixes desfocados??? Tas a degenerar moss!

    Aquele abraço, de um turno da noite,
    pedrito el porkito

    esta vida e linda

    ResponderEliminar
  14. Pois eu tou aqui ha' 8 meses e ainda ponho o pisca quando comeca a chover e limpo os vidros quando quero virar... mas ja' acerto com a porta! :)
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  15. Oi.

    Que bom é ir acompanhando as tuas aventuras e desventuras...

    E o sapo era assim tão verde claro como parece na foto ou ficou assim depois do susto que apanhou ao ser pisado por um pézinho pequenino e laroca como o teu...???!!!

    Bjs grandes e é muito bom ires mantendo o blog activo! Até breve

    ResponderEliminar