domingo, 9 de agosto de 2009

Auzitgoin maits?

É ainda a única coisa que consigo dizer com sotaque Australiano, um mês depois da minha chegada (hoje). É pouco eu sei, mas a maior parte das pessoas com quem falo diariamente não são Australianas, e essas poucas não são daqui do norte onde o sotaque é ainda mais carregado. Mas isto está a mudar... Para evitar sair daqui com sotaque norte americano (aos magotes por aqui), estou a começar a praticar os desportos populares entre os locais: hóquei subaquático, kaiak pólo e ultimate frisbee e ainda por explorar o underwater rugby. Nestes locais sim, não percebo patavina do que dizem, ou seja o lugar ideal para apanhar o mais refinado sotaque Australiano, the reall stuff. Ainda que para tal tenha que recorrer a estes "real weird sports".


O meu dia-a-dia tem andado (ou melhor pedalado) num triângulo casa-trabalho-desporto. Diria que o normal para a época invernal de um qualquer outro lugar do mudo. Mas talvez pelo facto de aqui o Inverno ser a estação do ano com mais sol (todos os dias, sun, sun, sun, mostly sun, sun), faz-me mais confusão o vértice “social” não estar mais presente na figura geométrica do meu dia-a-dia. Mas estou perfeitamente consciente que essa é a parte que leva mais tempo na adaptação a um novo sítio. No global até posso dizer que tive muita sorte com os meus house-mates, 5 estrelas.

Aos fins de semana aproveito para explorar e conhecer as redondezas e para começar a sentir-me finalmente instalado em casa. Este fim de semana organizamos o churrasco de inauguração oficial da casa com a melhor vista para o rio (a nossa). Como não havia grelhador cá em casa, lá fui eu e o James (meu house mate Australiano do sul) comprar um churrasco, mas acabamos por chegar a casa com dois. Como não conseguia perceber como se fazem churrascos com um grelhador a gás, tive que encontrar um tradicional a carvão para ensinar a estes mates como fazer um churrasco como deve de ser. Foi uma festa morna com cerca de 20 convidados, muito longe da qualidade da festa de despedida que ocorreu no Farol. Tenho agora menos de dois anos para reunir as pessoas certas para fazer uma outra festa idêntica aqui deste lado.

No fim de semana seguinte a ter assistido ao vivo à famosa corrida de carros V8, foi a vez de ir assistir ao vivo a um jogo de rugby com a equipa local (Cowboys). Mais uma boa oportunidade para absorver a cultura popular, degustar os obrigatórios hamburgers e cervejas de estádio e tentar sacar fotos de sorrisos amarelos com as mascotes. Não fui persuasivo o suficiente para conseguir a foto com as cheerleaders para preencher a minha colecção...

Quanto a passeios, destaco o fim de semana aqui com o Filipe, a minha primeira visita de Portugal. Descemos de Cairns para TV naquela que eles apelidam de green way onde a floresta tropical é contigua com o mar. “Dos cerca de 500 lugares do planeta que têm estatuto de Património Mundial, apenas 13 satisfazem todos os quatro critérios da UNESCO para serem considerados e, desses 13 locais especiais, 4 encontram-se na Austrália e 2destes, a Grande Barreira de Coral e a Floresta Tropical Húmida de Queensland, situam-se aqui” ao pé de minha casa.

Há um senão, a floresta só é húmida porque chove (e muito), criando cascatas por todo o lado, dos melhores rápidos para serem explorados de rafting ou kaiak, mas o problema é que quando esta água chega ao oceano faz com a água do mar fique acastanhada e logo as praias menos apelativas para os standards tropicais. A maior parte da costa nas redondezas é mangal e as praias tem areia com uma cor dourada escura. A praia de Townsville (aqui em baixo) inclusivamente artificial. Foi introduzida areia onde originalmente havia uma zona de mangal, mas ainda não conseguiram disfarçar a cor da água, pouco apelativa para banhos na maior parte dos dias. Na cidade turística de Cairns, até havia praia com areia mas as dragagens efectuadas ao largo deixaram a costa sem areia. Agora o povo e os turistas fazem praia num relvado e tomam banho numa piscina publica junto ao mar. Finalmente, mas isto é apenas um pormenor, estas condições de água são as ideais para o crocodilo de água salgada se movimentar e se alimentar. Aqui há mais registos de ataques de crocodilos a humanos do que de tubarões, não esquecendo que esta é a zona com mais registos de ataques de tubarões do mundo. Mas como disse, isto é apenas um detalhe já que no meu entender o problema maior são as jelly fish, que só te deixam tomar banho se vestires uma lycra de corpo inteiro “sexy” que eles cá usam.

Para se conseguirem condições mais apelativas tem que se ir para as ilhas off shore em direcção à barreira de coral. Assim, num outro fim de semana decidi fazer uma escapadela à Magnetic Island, mesmo em frente a TV (40 minutos de barco). Está nos roteiros turísticos da Austrália como “a não perder” e por isso não fazia sentido deixar a visita para mais tarde. Não foi o fim de semana ideal pois o vento estava ainda mais forte do que o habitual e acabou por arrastar as águas castanhas costeiras.

No entanto, deu para ver que é um escape excelente à cidade e aqui tão perto. ¾ da ilha são reserva natural com alguns trilhos pedestres e belas e pequenas baías de praia com pinheiros que chegam até ao mar em cima de calhaus gigantes de granito .Aqui dei o meu primeiro e único banho de mar desde que aqui estou e estava feliz por isso. O interior da ilha guarda ruínas de fortificações construídas para vigiar a costa das invasões do Japão durante a WWII, mas é um também um dos poucos sítios com Koalas selvagens desta região. O final do dia presenteou-me com estas dorminhocas e algo estranhas criaturas. Impossível observá-las sem risos internos e por vezes mesmo com sinais externos de contentamento.

Depois de chegar da ilha e porque estava na baixa da cidade, tinha que aproveitar para fazer algo citadino. E depois de ver koalas no selvagem, havería melhor programa do que ir assistir ao tão longo e famoso "wet t-shirt contest"? Não, pois não? Aqui sim, não só ri internamente como foi como ver um comedy show ao vivo, um BRAVO!!!! Um autêntico espetáculo indescritível ver o que as pessoas podem fazer para conseguir ganhar 700 AUD. Um espetáculo tão erótico que até me esqueci de sacar da máquina para vos mostrar o que quero dizer. A voltar, mas não tão cedo.....

Bem, quero mesmo manter o blog activo, mas como devem perceber a regularidade não vai ser a que gostaria(m). Não querem de certeza descrições e fotos das minhas experiências, certo? É porque foi para isso que eu cá vim (eu acho...).

Abraços e beijos cheios, mas mesmo cheio de saudades.

9 comentários:

  1. Os koalas são máximo, também querooooooo!! Nós também temos sentido muitas saudades tuas! O que está a dar agora são as sunset parties do Nosoloagua da praia da Falésia! Estamos viciados! Eles devem colocar algo mais naquela sangria branca, ias adorar definitly! Beijos grandes

    ResponderEliminar
  2. A Cris é uma aldrabona! Bem ao estilo de uma descendente Italo-Brazuca.... (lol)...........................................................
    ...................................................................
    ..............................................................................
    ninguém tem saudades tuas!

    Eu compreendo-te, e desculpo, o facto de te teres esquecido de "sacar" da máquina fotográfica no concursso de T-shirt molhada... estavas a "sacar" outra coisa qqr!...... e nisto de sacar, ninguém se deve interpor entre um homem e o seu "sacanço" ;-) mas que não se repita da próxima vez que surja a oportunidade!!!!

    logo escrevo mais qqr coisita... talvez...

    Jonas, por los 4 magníficos del Peral!

    Fica bem e até jazz mate!

    ResponderEliminar
  3. Ok, já se vêm Koalas, já começa a ser mais Austrália! Se fosse eu, lá trazia um agarrado às costas no avião, ainda bem que não tou nesses lados, já me basta uma gata com o cio, aqui ao lado aos urros, nem imagino o que seja um Koala nesse estado interessante...
    Altas paisagens, temos pena de não haver registos gráficos das miss t shirt, mas eu sei que vais voltar a cair lá, mais cedo do que pensas, ehehehe.
    Abraços dos quase antípodas!
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. é isso aí zed, continua a enviar fotos...das gajas :)

    ResponderEliminar
  5. Enquanto a ala masculina se queixa da ausência de fotos de mamilos espevitados pela água, as meninas querem mesmo é saber dos koalas! :) São mesmo estranhos? Cheiram assim tão mal como se diz por aí? :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. José , não faças esse jogo do frisbee com os crocodilos ! Há uma grande probabilidade do gajo encalhar nesses pés gigantes e acaba-se o teu futuro radioso no hóquei subaquático !

    ResponderEliminar
  7. vai la Ze !! diz a verdade !!!!.....na realidade s´gostas de chamar a atenção com historias de gajas boas, e lugares paradisiacos, mas na verdade estas a viver uma vida chata na Fuzeta e não sabias dizer como .....lol

    ah ! temos algumas saudades ! sim ! vai apanhar no C........! amigo da fuzeta

    poe, poe ..... as fotos , sim sim ....

    ResponderEliminar
  8. tu tens koalas, nós temos sunset parties, passeios nocturnos de kayak e choque frite a monte!

    incha porc!

    ResponderEliminar
  9. Oi Filas, tou a ver que te vais ambientando aí pela terra dos Men at Work.
    as paisagem que te rodeiam são luxuriantes...mesmo as moças com tanto dourado! mas eu tb não estou nada mal. tenho gabinete para os tanques de terra da Estação do Ipimar... logo seguidos da ria só interrompida por uma ilha barreira em forma de linha de areia ;)
    vai escrevendo que sempre treinas p'rós paperis.
    bjks

    ResponderEliminar