quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Divagações natalícias

Estava mesmo prestes a deixar uma simples mensagem a desejar-vos um Feliz Natal, mas depois comecei a pensar e pronto estraguei tudo... (achava eu que já me tinha deixado disso, do pensar).


O que estaria mesmo eu a desejar-vos se vos fizesse votos de Feliz Natal??? Bem, assim logo à partida seria algo do género “Que te estejas a rir muito (feliz) no dia 24 e 25 de Dezembro (dias de Natal)”. Para uns, os meus votos de Feliz Natal significariam “que enfardes muita e boa comida nos dias de Natal” para outros “que recebas todos os presentes que sempre desejaste nesta altura do ano” há aqueles que pensariam “que estejas reunido com todos os que mais gostas” e ainda há aculoutros que só abririam sorrisos e gargalhadas (felicidade) se tivessem isso tudo junto e no dia de Natal (e este último pormenor é importante, afinal a ideia é que seja um Feliz Natal)...


Mas na realidade quem é que pensa em alguma coisa quando deseja um Feliz Natal a outrem? Estarás mesmo a desejar alguma coisa por exemplo à pessoa que trabalha na loja onde acabaste de comprar o último presente de natal? Ou ele(a) próprio(a) quando te responde “para si também”? Ou quando o desejas até a um familiar ou amigo próximos? Eu acho que é como a célebre saudação universal do dia-a-dia: “então, tá tudo bem?” Na realidade o interlucutor 1 raramente está interessado em saber se o interlucutor 2 está bem e nem o próprio 2 estará quando responde ao 1 “tá tudo, e contigo?” São frases que quando usadas e abusadas acabam por perder significado.


Talvez por isso, por já não significar mesmo quase nada, as pessoas estejam a combinar a imaginação com as novas tecnologias para enviar mensagens de Natal super elaboradas via telemóvel, mail, facebook e até mesmo blogs. E assim em vez de enviar um simples desejo de um “Feliz Natal” reencaminham frases feitas, algumas com mais outras com menos conteúdo natalício. E depois toca de desejar aquilo tudo a todos os que estão na lista de contactos. Porque não???? É de borla e assim até ficam a saber que nos lembramos deles e lhes desejamos coisas boas, nem que seja apenas para os dias 24 e 25 de Dezembro (Natal).


Se entrássemos então na etimologia da questão, o que estaríamos mesmo a desejar a alguém seria um “Feliz Nascimento”, do latin Natale. Mas afinal de contas, o nascimento de Cristo é apenas um detalhe nesta história toda do Natal. Quem é que se lembra desse grande Senhor por estes dias???? Not me... Mas não quero entrar nessa questão da deturpação do actual significado da época Natalícia. Principalmente no Natal, até porque se me porto mal acabo por não receber prenda nenhuma...


Confesso que o que eu gostava mesmo era de fazer uma daquelas jantaradas com a família e com os amigos do peito. Mas apetece-me tanto no dia de hoje como me vai apetecer quando chegar (for) a Portugal já no próximo ano de 2011. Por isso preparem as prendas para essa altura que é para eu sentir o verdadeiro espirito de Natal com vocês.


Mas como sei que há aqueles que gostam e apreciam o significado dos votos natalícios, para eles desejo um “Feliz Natal”, esperem ainda melhor que tenham um “Santo Natal”... Ou não, não esta é que é “Que o espírito do Natal inunde a tua vida e a da tua família” afinal “Natal é tempo de paz e esperança” e por fim há ainda quem diga que “Natal é presentear alguém querido”. Quem é querido, quem é??????


7 comentários:

  1. Pois, eu ainda não escrevi as 2 palavras juntas este ano, mas felizmente que vou aplicá-las num sítio adequado (no teu blogue) - FELIZ NATAL!
    Cá te esperamos para 2011 para recordares os sabores nacionais numa jantarada ou mostrares alguma especialidade australiana à malta. O raio do slogan da Kodak é sempre lembrado...

    ResponderEliminar
  2. A minha véspera de Natal começou de maneira bem diferente...eu e uma amiga fomos levar comida num centro de acolhimento em Sampa. Foi bom e mau ao mesmo tempo (me emocionei além do que eu imaginava), mas ainda saí de lá e consegui desejar um Feliz Natal para aquelas pessoas... e sinceramente acho que foram os meus votos mais sentidos até a data... Mas para os que estão longe e não vou ter de oportunidade de dar um beijo e um abraço apertado esta noite, os meus votos também são bem sentidos: FELIZ NATAL!!! Beijos mil!!

    ResponderEliminar
  3. Estás sempre em grande!!!

    Para grandes comentários só uma grande resposta!!

    Que 2011 chegue rápido porque temos saudades tuas!!;-)

    Aquele e-braço!

    ResponderEliminar
  4. Tamos quase a ter mais um jantar de Natal !!! Em KL pórc velhaco !

    Aqui ainda se arrota a galo capão (um espectacular substituto do perú convencionado) !

    Abraço flinsteiger , reza para que os aeroportos aliviem a carga nestes 3 dias mó !!

    ResponderEliminar
  5. Ai rapaz, rapaz! Eu sou fã das tuas deambulações mas não vamos exagerar :)
    Feliz Natal... hummm quer dizer, Feliz Natal!
    Mas cá te esperamos para um jantar de Natal, ou melhor, um jantar de 'conbíbio' do bom!!!

    E esperamos também o relato das próximas férias com esses 3 malucos!!!

    Beijinhos, abracinhos e sorrisinhos :) :) :)

    ResponderEliminar
  6. não gostei !
    ja sabes que eu sou do contra !
    mas ja esta bem de tanta mariconada !
    feliz natal cabrão !

    javi

    ResponderEliminar